You are currently viewing Acidentes Domésticos – Vem dar Pitaco no Meu Prato
Acidentes Domésticos - Humor da Receita

Acidentes Domésticos – Vem dar Pitaco no Meu Prato

A live de domingo passado, dia 02/07 ultrapassou as expectativas, por isso, voltamos a falar de Acidentes Domésticos.

Basicamente, o assunto foi colocado imediatamente na pauta devido  ao acidente ocorrido pelo ator Paulo Mendes, apresentador do programa “Vem dar pitaco no meu prato” logo após o preparo da receita Camarão na Moranga.

Ao se despedir do público, fez um ligação por whatsapp para um amigo e juntos pretendiam almoçar batendo um papo virtual.

A mesa posta, o convidado no vídeo… tudo parecia perfeito.

Mas quando foi se sentar na cadeira o pé da mesma encaixou no ralo da cozinha e fez a cadeira desequilibrar provocando a queda imediata.

Então, para evitar o tombo, apoiou o braço na porta de vidro, próxima, que quebrou resultando em ferimentos desastrosos.

Por sorte seu amigo lhe socorreu virtualmente até chegar ao hospital. O resultado: lesão nos tendões e um corte profundo no ante braço.

veja o vídeo: acidente com o ator Paulo Mendes

Levando em conta a gravidade do acidente, a produção do programa achou necessária fazer uma live para esclarecer o ocorrido e ainda abordar o tema de como evitar acidentes domésticos.

A conversa foi ótima e educativa. A solidariedade de todos foi fantástica e surgiram ótimas ideias para levar o programa durante este período de recuperação do Paulo.

Acidentes domésticos como evitar

Bastante comuns, principalmente, com idosos, crianças e adultos desatentos.

“Acidentes domésticos  acontecem dentro de casa. Algumas pessoas acreditam que sabem tudo sobre segurança em casa mas muitas sofreram algum tipo de acidente doméstico que poderia ter sido previsto e evitado”.

Tomadas, botijão, chuveiro e escadas são exemplos de onde é preciso redobrar atenção para evitar problemas mais graves.

Muitas vezes variam desde pequenos machucados e arranhões até fraturas, queimaduras, engasgos, afogamento, asfixia e intoxicação.

Como todos já ouviram dizer, prevenir é o melhor de todos os remédios, confira abaixo dicas para evitar os acidentes domésticos.

Tomadas e fios

Para evitar choques indesejados, recomenda-se a proteção de todas as tomadas. É preciso estar atento ao uso de vários aparelhos domésticos na mesma tomada, por meio de extensões e benjamins.

Pisos e escadas

Fique bem  atento onde você pisa, pois o chão molhado é o responsável pelas causas mais comuns de acidentes domésticos. No caso dos tapetes, os antiderrapantes são os mais indicados para a casa inteira.

Janelas e sacadas

Quando a família tem crianças pequenas ou animais de estimação, as janelas devem ter redes ou grades de proteção. Vidros quebrados ou rachados precisam ser trocados com urgência.

Cozinha e lavanderia

Para evitar o vazamento de gás, é preciso verificar se os botões do fogão foram fechados corretamente após o uso. O ideal é que o botijão fique fora da cozinha. Os cabos das panelas devem ficar voltados para dentro ao utilizar o fogão. Os eletrodomésticos de uso esporádico não devem permanecer ligados na tomada.

Outras dicas

Ao lavar a louça e colocá-la no escorredor, os cabos dos talheres devem ficar para cima. Nunca deixe expostas pontas de facas ou de garfos. A toalha da mesa deve, preferencialmente, não ter sobras nas pontas. Fósforos ou acendedores jamais devem ficar sobre a mesa, mas sim em locais altos.

Na lavanderia, o recipiente de lixo precisa ser fechado com tampa e as embalagens de refrigerantes ou similares nunca devem ser reutilizadas para guardar produtos de limpeza. Saquinhos plásticos devem ficar fora do alcance de crianças.

Casos Grave

Em casos graves, somente um médico poderá ajudar. E tenha sempre a mãos o número do SAMU: 192.

Paulo Mendes

Paulo Mendes é ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma. Participou de diversos espetáculos teatrais, novelas (SBT e Globo), cinema, filmes publicitários e foi indicado a vários prêmios na categoria de melhor ator. Em 2019 comemora 39 anos de carreira.